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Por aproximadamente um ano eu tive a honra de atuar como palestrante voluntário, junto com outros nobres colegas, nos Cursos de Iniciação à Advocacia promovidos pela Comissão Estadual da Advocacia em Início de Carreira da OAB/ES – CEAIC.
Juntos percorremos praticamente todas as subseções do estado levando aos colegas recém-chegados na carreira um pouco do que já havíamos aprendido com a prática, além de outros conhecimentos agregados de outras áreas que variavam conforme a formação de cada um de nós.
A mim cabia ministrar o tema “Marketing Jurídico e Publicidade na Advocacia”, por ter formação e experiência na área, além de ser advogado.
Da experiência como palestrante na OAB, ficou evidente para mim o equívoco que a grande maioria das pessoas comete ao se reportar ao marketing por terem “aprendido” de forma inadequada.
Parte da ideia de escrever este livro surgiu em razão disso e também por perceber que na maior parte das publicações sobre o tema (Marketing Jurídico), disponíveis no mercado, há inúmeras atecnias no uso dos termos, corroborando para o equívoco na compreensão de muitos quanto ao que é, de fato, o marketing. Isso, invariavelmente, reflete em seus desdobramentos, a exemplo do que ocorre com Marketing Jurídico.
Consequentemente, além de induzir ao uso do termo de forma inadequada, o fato implica – não raras vezes – em uma subutilização do conhecimento, deixando de promover o alcance de melhores resultados, com maior eficácia e eficiência que se poderia obter, caso a compreensão de tais conceitos e ferramentas se desse de forma correta.
Outro fator importante que também pude observar é o que chamo de “miopia do milagre”, ou seja, a pessoa achar que a publicidade é a melhor forma de atrair clientes. Desde já, afirmo: nem sempre.
Ao longo deste livro, então, colocamos os “pingos” nos “is”, desmistificando e conceituando adequadamente, com as devidas distinções, o que é marketing, o que é publicidade e o que é propaganda.
A partir daí, abordamos o marketing - de forma adequada - como ferramenta capaz de alinhar objetivos e promover resultados para o profissional da advocacia.
Para tanto, fazemos uma imersão em todo o regramento vigente que rege a prática da advocacia, normas estas que analisamos dispositivo por dispositivo, atualizando, tecendo comentários e esquematizando os pontos de maior relevância para facilitar a sua compreensão.
Por fim, trouxemos à voga nossas considerações acerca das inovações trazidas pelo Provimento nº 205/2021, da OAB, alinhado às mídias e ferramentas digitais.
Espero que este trabalho possa, de
fato, ajudar-lhe na gestão mercadológica de sua profissão a partir de
uma melhor compreensão por meio de uma abordagem mais técnica e didática
do assunto.
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